Livros – Doutrina Espírita (1)

Amigos, hoje começarei a colocar no blog alguns livros que considero importantes dentro da Doutrina Espírita. De início gostaria de sugerir as obras básicas, fundamentais para quem quer conhecer um pouco mais sobre o Espiritismo. Todos os livros aqui foram escritos por Allan Kardec. Espero que todos aproveitem bem as dicas. Abraços fraternos!


Obras Básicas – Allan Kardec




O Livro dos Espíritos



Publicado em 1857. Contém os princípios básicos e principais da Doutrina Espírita, sendo o marco inicial dessa doutrina. Nele Kardec explica o porquê das palavras “Espiritismo” e “Espírita”.



Trata da imortalidade da alma, da natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e o porvir da humanidade, segundo o ensinamento dos Espíritos Superiores, recebidos através de diversos médiuns e ordenados por Allan Kardec. Foi organizado em formato de perguntas e respostas, sempre com os comentários do Codificador ao final dos textos.



É dividido em quatro partes principais: Causas Primárias, Mundo Espírita ou Mundo dos Espíritos, Leis Morais e Esperanças e Consolações.



“Os Espíritos anunciam que os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal estão chegados e que, sendo os ministros de Deus e os agentes da Sua vontade, cabe-lhes a missão de instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade. Este livro é o compêndio dos seus ensinamentos. Foi escrito por ordem e sob ditado dos Espíritos Superiores para estabelecer os fundamentos de uma filosofia racional, livre dos preconceitos do espírito de sistema.” (Allan Kardec, in “Prolegômenos” – Livro dos Espíritos)




O Livro dos Médiuns



Publicado em 1861, diz mais respeito à parte experimental do Espiritismo.



Contém os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo.



É dividido em duas partes: Noções Preliminares e Manifestações Espíritas.



“Muito natural o desejo dos que se dedicam ao Espiritismo, de entrarem pessoalmente em comunicação com os Espíritos. Esta obra destina-se a facilitar-lhes isso, permitindo-lhes aproveitar os frutos de nossos longos e laboriosos estudos. Depois da exposição do aspecto filosófico da ciência espírita em ‘O Livro dos Espíritos’, damos nesta obra a sua parte prática, para aqueles que desejarem ocupar-se das manifestações, seja pessoalmente, seja pela observação de experiências alheias.” (Allan Kardec, in “Introdução” – Livro dos Médiuns)





O Evangelho segundo o Espiritismo



Publicado em 1864, desenvolve mais profundamente a parte moral da Doutrina Espírita.



Baseado nas instruções dos Espíritos Superiores (sempre registradas nos finais dos Capítulos), em concordância com o Espiritismo, Kardec explica as máximas morais de Jesus e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida, convidando-nos a vivenciá-las no nosso dia-a-dia.



Contém ao seu final uma coletânea de preces espíritas.



“Esta obra é para o uso de todos; cada qual pode dela tirar os meios de conformar sua conduta à moral do Cristo. Os espíritas nela encontrarão, além disso, as explicações que lhes concernem mais especialmente. As instruções dos Espíritos são verdadeiramente as vozes do céu que vêm esclarecer os homens e convidá-los à prática do Evangelho.” (Allan Kardec, in “Objetivo desta Obra” – Evangelho Segundo o Espiritismo)




O Céu e o Inferno



Publicado em 1865, trata da Justiça Divina segundo o Espiritismo.



Faz um exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, analisando temas como: o medo da morte, penalidades e recompensas futuras, anjos e demônios etc; seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte.



É dividido em duas partes. Na primeira, estabelece a doutrina; na segunda, exemplifica os pontos colocados na primeira parte, através de comunicações recebidas por diferentes médiuns.



“Vivemos, pensamos e operamos - eis o que é positivo. E que morremos, não é menos certo. O homem quer saber donde veio e para onde vai.” (Allan Kardec, in “O Porvir e o Nada” – O Céu e o Inferno)



A Gênese



Publicado em 1868, discorre sobre Deus, a gênese do Universo, teorias sobre a formação da Terra, fluidos, os milagres e as predições, de acordo com os ensinamentos dos Espíritos.



“Esta nova obra é mais um passo dado ao terreno das conseqüências e das aplicações do Espiritismo. Conforme seu título o indica, tem ela por objeto o estudo dos três pontos até agora diversamente interpretados e comentados: a Gênese, os milagres e as predições, em suas relações com as novas leis que decorrem da observação dos fenômenos espíritas.” (Allan Kardec, in “Introdução” – A Gênese)



CONTINUA...