Falando sobre o Cigarro...


Olá amigos!


Bom, acredito que muitos saibam que hoje, dia 31 de maio, comemora-se o DIA MUNDIAL SEM TABACO - criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o intuito de sensibilizar o maior número
possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados.


Na verdade, creio que um “dia sem tabaco” está longe de ser uma realidade ainda, visto que são muitas as pessoas que fumam e, infelizmente, não cogitam a possibilidade de parar com esse vício, ou porque não querem, ou porque não conseguem...


Mas, foi pensando nisso, que os meus amigos NANA e NANDO resolveram promover, no dia de hoje, mais uma blogagem coletiva (Blogosfera contra o Tabaco), e eu resolvi dar uma pequena colaboração, trazendo para este blog um texto que eu já havia colocado lá no blog Magnetismo, onde Emmanuel fala sobre os efeitos do cigarro sobre o perispírito de quem fuma.


Portanto, meus amigos, convido todos a refletirem sobre esse péssimo hábito, que só nos traz malefícios, não só para o nosso corpo físico, mas também ao corpo espiritual. E que não afeta só a quem fuma, mas a quem está por perto também!


Para entender melhor o mecanismo pelo qual o cigarro afeta o nosso corpo físico, acesse ESTE LINK, também do blog Magnetismo.


Abraços a todos!



Para entender melhor:


Perispírito: A palavra “perispírito” foi empregada pela primeira vez por Allan Kardec, no item 93 de “O Livro dos Espíritos”. André Luiz chama-o de “psicossoma e, também, “corpo espiritual” - lembrando, aliás, a designação do apóstolo Paulo de Tarso, em sua
primeira Epístola aos Coríntios (15:44).


O perispírito pode ser definido como um veículo intermediário entre o Espírito e a matéria.
É o traço de união entre a vida corpórea e a vida espiritual.


Quando um Espírito reencarna, é pelo perispírito que se liga à matéria. Isso porque o Espírito é imaterial, necessitando de um intermediário, para que possa manifestar-se no mundo físico. É um envoltório semi-material do espírito.







Como descreveria a ação dos componentes do cigarro no perispírito de quem fuma?


Emmanuel: As sensações do fumante inveterado, no Mais Além, são naturalmente as da angustiosa sede de recursos tóxicos a que se habituou no Plano Físico, de tal modo obsecante que as melhores lições e surpresas da Vida Maior lhe passam quase que inteiramente desapercebidas, até que se lhe normalizem as percepções.


O assunto, no entanto, no capítulo da saúde corpórea, deveria ser estudado na Terra mais atenciosamente, de vez que a resistência orgânica decresce consideravelmente com o hábito de fumar, favorecendo a instalação de moléstias que poderão ser claramente evitáveis.


A necropsia do corpo cadaverizado de um fumante em confronto com o de uma pessoa sem esse hábito estabelece clara diferença.


A ação negativa do cigarro sobre o perispírito do fumante prossegue após a morte do corpo físico? Até quando?



Emmanuel:
O problema da dependência continua até que a impregnação dos agentes tóxicos nos tecidos sutis do corpo espiritual ceda lugar à normalidade do envoltório perispirítico, o que, na maioria das vezes, tem a duração do tempo correspondente ao tempo que o hábito perdurou na existência física do fumante.


Quando a vontade do interessado não está suficientemente desenvolvida para arredar de si o costume inconveniente, o tratamento dele, no Mundo Espiritual, ainda exige quotas diárias de sucedâneos dos cigarros comuns, com ingredientes análogos aos cigarros terrestres, cuja administração ao paciente diminui gradativamente, até que ele consiga viver sem qualquer dependência do fumo.



Respostas de Emmanuel, através do médium Chico Xavier, dadas em entrevista feita pelo jornalista Fernando Worm, em agosto de 1978, inserida no livro ‘Lições de Sabedoria’ - Chico Xavier - nos 23 anos da Folha Espírita, escrito por Marlene R. S. Nobre.