“Série Nosso Lar” - André Luiz (1/3)




Amigos, gostaria de recomendar aqui, a todos os que quiserem aprofundar seus conhecimentos sobre a vida espiritual, a leitura dos livros de André Luiz, notadamente a “Série Nosso Lar”. Trata-se de uma seqüência de livros escritos pelo Espírito André Luiz (pseudônimo utilizado por um espírito que em sua última encarnação foi um médico brasileiro, residente no Rio de Janeiro), através da psicografia de Chico Xavier (em alguns houve parceria com o médium Waldo Vieira). É conhecida como “Série Nosso Lar” ou “A Vida no Mundo Espiritual”. A seguir alguns detalhes e opiniões de uma simples leitora e amante dos livros de André Luiz:



NOSSO LAR


Escrito em 1943.

Primeiro livro da série. É dividido em 50 capítulos e revela a escalada de um espírito (o próprio André Luiz) desde o umbral, região em que foi lançado, logo após o desencarne (lá permanecendo por 8 anos), até seu socorro e a gradativa recuperação na bela e organizada cidade espiritual denominada “Nosso Lar”. Aborda temas como oração, aborto e eutanásia, além de explicar como funciona a vida em uma colônia espiritual.


Guarde a experiência dele no livro d'alma. Ela diz bem alto que não basta a criatura apegar-se à existência humana, mas precisa saber aproveitá-la dignamente; que os passos do cristão, em qualquer escola religiosa, devem dirigir-se verdadeiramente ao Cristo, e que, em nosso campo doutrinário, precisamos, em verdade, do Espiritismo e do Espiritualismo, mas, muito mais, de Espiritualidade.

(Prefácio de “Nosso Lar”, por Emmanuel)




OS MENSAGEIROS


Escrito em 1944.

Considero este livro uma continuação de “Nosso Lar”, por isso indico somente para quem já o tiver lido. Não é uma regra, mas creio que isso facilitará o entendimento.

Neste livro, em 51 capítulos, André Luiz relata suas descobertas e seu novo posicionamento de trabalho na vida espiritual. Apresenta-nos as experiências de vários espíritos que reencarnaram com trabalhos programados, necessários aos seus próprios aprimoramentos. Fala ainda sobre as experiências da vida comum de servidores do Espiritismo, além de mostrar o quanto é difícil o trabalho dos Benfeitores Espirituais, que realizam assistência espiritual aos homens encarnados. Elucida ainda temas como: culto doméstico (Evangelho no Lar), doutrinação, calúnia e pavor da morte.

É uma leitura recomendada a todos os espíritas, especialmente os médiuns, pois seus relatos trazem-nos um alerta quanto ao perigo da invigilância e à necessidade e o benefício da prática do bem, bem como do aprimoramento íntimo, a fim de se evitar o retorno ao Plano Espiritual sem o cumprimento dos compromissos assumidos.

Neste livro encontramos a interessante “Lenda Hindu da Serpente e do Santo”.


Desligando-me dos laços inferiores que me prendiam às atividades terrestres, elevado entendimento felicitou-me o espírito. Semelhante libertação, contudo, não se fizera espontânea. Guardava a certeza de que amigos espirituais, abnegados e poderosos, me haviam a auxiliado a alma pobre e imperfeita, na grande transição.

(André Luiz, em “Os Mensageiros” – Cap. 1)


MISSIONÁRIOS DA LUZ


Escrito em 1945.

Nesse livro, composto de 20 capítulos, André Luiz discorre sobre a continuação do aprendizado na vida espiritual, abordando temas como perispírito, mediunidade e aspectos diversos das manifestações mediúnicas, materialização, sonhos, reencarnação orientada pelos espíritos superiores, obsessão e passes, entre outros.

É um livro complexo e desafiador e creio que seja de difícil compreensão para quem ainda não está familiarizado com os temas espíritas e principalmente à linguagem utilizada por André Luiz, por isso não recomendo para iniciantes.


Se a leitura te assombra, se as afirmativas do Mensageiro te parecem revolucionárias, recorre à oração e agradece ao Senhor o aprendizado, pedindo-lhe te esclareça e ilumine, para que a ilusão não te retenha em suas malhas.”

(Emmanuel - Prefácio de “Missionários da Luz”)



OBREIROS DA VIDA ETERNA


Escrito em 1946.

Em 20 capítulos André Luiz analisa a experiência dos espíritos no plano espiritual, apresentando o trabalho dos obreiros de Jesus Cristo na assistência cristã, lutando contra as trevas e o sofrimento, fornecendo também notícias das zonas de erraticidade que envolvem a crosta terrestre. Descreve ainda um emocionante encontro com Bezerra de Menezes.

O livro mostra que a morte não modifica milagrosamente o homem, que é fruto de si mesmo, no cumprimento das leis divinas, buscando equilíbrio e evolução.

Contém o belo hino “Glória aos Servos Fiéis”.


Cumpre-nos declarar que André Luis procurou fornecer algumas notícias das zonas de erraticidade que envolvem a Crosta do mundo, em todas as direções, comentando os quadros emocionais que se transportam do ambiente obscuro para as esferas imediatas às cogitações e paixões humanas; mais uma vez, esclarece que a morte é campo de sequência, sem ser fonte milagreira, que aqui ou além o homem é fruto de si mesmo e que as leis divinas são eternas organizações de justiça e ordem, equilíbrio e evolução”.

(Emmanuel, no prefácio de “Obreiros da Vida Eterna”)



CONTINUA...