Animais no Plano Espiritual




Muito mais do que supomos, os animais são assistidos em seu desencarne por espíritos zoófilos que os recebem no plano espiritual e cuidam deles.


Notícias pela Folha Espírita (Dez. 1992) nos dão conta de que Konrad Lorenz - zoólogo e sociólogo austríaco, nascido em 1903 - o pai da Etologia (ciência do comportamento animal, que enfoca também aspectos do comportamento humano a ele eventualmente vinculados), continua trabalhando, no plano espiritual, recebendo com carinho e atenção, animais desencarnados.


Também temos informações que nos foram transmitidas, pelo espírito Álvaro, de que há vários tipos de atendimento para os animais desencarnados, dependendo da situação, especialmente para os casos de morte brusca ou violenta, possibilitando melhor recuperação de seu perispírito. Existem ainda instalações e construções adequadas para o atendimento das diferentes necessidades, onde os animais são tratados.


Tendo sido perguntado se os animais têm “anjo da guarda”, Álvaro respondeu que sim; alguns espíritos cuidam de grupos de animais e, à medida que eles vão evoluindo, o atendimento vai tendendo à individualização.


Quanto ao reencarne dos animais, perguntou-se ao espírito Álvaro se os animais estabelecem laços duradouros entre si. “Sim, existe uma atração entre os animais, tanto naqueles que formam grupos como naqueles que reencarnam domesticados. Procuramos colocar juntos espíritos que já conviveram, o que facilita o aparecimento e a elaboração de sentimentos”.


E qual é a finalidade da reencarnação para os animais? Conforme os espíritos da codificação, a finalidade é sempre a da oportunidade de progresso.


Por: Dra. Irvênia Prada (Méd. Veterinária)

Extraído do livro: “A questão espiritual dos animais”


* * *

O animal caminha para a condição de homem, tanto quanto o homem evolui no encalço do anjo.

(Emmanuel, na obra 'Alvorada do Reino' - Psicografia: Chico Xavier)


* * *

(...) E como o objetivo desta palestra é o estudo dos animais, nossos irmãos inferiores, sinto-me à vontade para declarar que todos nós já nos debatemos no seu acanhado círculo evolutivo. São eles nossos parentes próximos, apesar da teimosia de quantos persistem em o não reconhecer. (...) Recebei como obrigação sagrada o dever de amparar os animais na escala progressiva de suas posições variadas no planeta. Estendei até eles a vossa concepção de solidariedade e o vosso coração compreenderá, mais profundamente, os grandes segredos da evolução, entendendo os maravilhosos e doces mistérios da vida.

(Emmanuel, na obra 'Emmanuel' (FEB, 1983) - Cap. XVII - Psicografia: Chico Xavier)


* * *

Leia a matéria sobre animais no plano espiritual, da Revista Cristã de Espiritismo: CLIQUE AQUI (arquivo no formato PDF)


* * *


Amigos, quem acompanha esse blog deve ter percebido que essa semana as postagens foram dedicadas a eles, os animais, pois vejo que muitas pessoas têm dúvidas sobre o assunto. Espero que tenham gostado. Gostaria de finalizar com uma pequena lista de considerações básicas que deve-se ter em mente antes de optar por um animal de estimação, para que todos possam refletir sobre o assunto. Quando resolvemos cuidar de um animal, estamos também auxiliando na sua evolução espiritual, portanto, temos muita responsabilidade. Devemos sempre cuidar dos animais com o máximo de carinho, atenção e respeito. Certamente receberemos em dobro, pois também temos muito a aprender com eles. Abraços a todos e bom final de semana!

Considerações básicas para refletir antes optar por um animal de estimação:


1. As pessoas da família estão de acordo?

2. Na residência, existe espaço físico suficiente para a espécie animal e para a raça escolhida?

3. Na área do domicílio é permitido ter animais, como por exemplo em edifícios de apartamentos?

4. O animal escolhido é mesmo um animal doméstico ou trata-se de um animal silvestre da fauna brasileira?

5. A opção considerada é a de compra ou a de adoção?

6. O animal está sendo considerado como um ser vivo ou como um “brinquedo” para as crianças?

7. O interessado no animal está disposto a cuidar dele por toda a vida? Cães e gatos podem viver por 10 a 20 anos.

8. O interessado no animal está consciente dos custos que representa um animal, com alimentação, vacinas, cuidados médicos veterinários etc.?

9. A escolha do animal recaiu sobre um filhote ou um animal adulto? Um filhote necessita de atenção, treinamento, dedicação permanente. Um adulto tem hábitos instalados, preferências definidas.

10. Quem vai cuidar do animal rotineiramente, nos períodos de férias, em situações de emergência? Quem vai dar banho e passear diariamente com ele?

11. Se a escolha for de uma fêmea, quem responde pelos cuidados dos filhotes, sua doação e, eventualmente sua castração?

12. A raça do animal escolhido é adequada ao estilo de vida da pessoa interessada?


Fonte: WSPA - World society for protection of animals