Casar-se



Não basta casar-se.


Imperioso saber para quê.


Dirás provavelmente que a resposta é óbvia, que as criaturas abraçam o matrimônio por amor.


O amor, porém, reclama cultivo.


E a felicidade na comunhão afetiva não é prato feito e sim construção do dia-a-dia.


As leis humanas casam as pessoas para que as pessoas se unam segundo as Leis Divinas.


Se desposaste alguém que te constituía o mais belo dos sonhos e se encontras nesse alguém o fracasso do ideal que acalentaste, é chegado o tempo de trabalhares mais intensivamente na edificação dos planos que ideaste de início.


Ergueste o lar por amor e tão-só pelo amor conseguirás conservá-lo.


Não será exigindo tiranicamente isso ou aquilo de quem te compartilha o teto e a existência que te desincumbirás dos compromissos a que te empenhaste.


Unicamente doando a ti mesmo em apoio da esposa ou do esposo é que assegurarás a estabilidade da união em que investiste os melhores sentimentos.


Se sabes que a tolerância e a bondade resolvem os problemas em pauta, a ti cabe o primeiro passo a fim de patenteá-las na vivência comum, garantindo a harmonia doméstica.


Inegavelmente não se te nega o direito de adiar realizações ou dilatar o prazo destinado ao resgate de certos débitos, de vez que ninguém pode aceitar a criminalidade em nome do amor.


Entretanto, nos dias difíceis do lar recorda que o divórcio é justo, mas na condição de medida articulada em última instância.


E nem te esqueças de que casar-se é tarefa para todos os dias, porquanto somente da comunhão espiritual gradativa e profunda é que surgirá a integração dos cônjuges na vida permutada, de coração para coração, na qual o casamento se lança sempre para Mais Alto, em plenitude de amor eterno.



Ditado pelo Espírito 'Emmanuel'

Da obra: 'Na Era do Espírito' - Francisco Cândido Xavier