Esclarecimentos sobre o Espiritismo (Parte 3/3)

.



O que é a prática espírita, então?


  • Palestras de Esclarecimento Doutrinário (público em geral)

  • Atendimento Fraterno (público em geral)

  • Reuniões de Estudos Doutrinários

- Reuniões restritas aos trabalhadores da casa (estudos);

- Grupos de estudos voltados ao público em geral (evangelização infantil, grupos de jovens, estudo sistemático da doutrina espírita etc.)

  • Tratamentos Espirituais

- Água Fluidificada;

- Passes;

- Reunião Mediúnica Simples;

- Reunião Mediúnica de Desobsessão;

  • Preces (grupo de preces/livro de preces)

  • Assistência Social (caridade material/social, cursos para a comunidade etc.)

  • Divulgação Doutrinária (livraria/biblioteca, distribuição de folders/livretos etc.)


A prática espírita deverá ser simples, norteada exclusivamente pela caridade e não pela curiosidade.


Toda prática espírita deverá ser gratuita, seguindo o princípio do Evangelho: “Dai de graça o que de graça recebestes”.


A sua proposta é principalmente de estudo, sobretudo da matéria que trata da reforma íntima das pessoas, dando ciência do papel de cada um de nós na Terra, da nossa razão de existir enquanto criaturas úteis ao nosso próximo, esclarecimento da nossa condição espiritual no presente e no futuro e, principalmente, a nossa conduta moral. Recomenda a prática da caridade, mas de forma ampla, no sentido de orientar e informar aos outros sobre os meios de libertações dos conflitos, das amarguras, das incompreensões e do sofrimento em si, incluindo o entendimento de que caridade envolve o serviço de amor ao próximo devendo ser exercitada dentro de uma postura fraterna e responsável e visando o soerguimento de nossos semelhantes em condições de carência.


* * *


Compreender o verdadeiro objetivo da Doutrina Espírita, empregando-a para fazer o bem a desencarnados e encarnados, é pouco recreativo para certas pessoas, temos que convir. Mas é mais meritório para os que a isso se devotam.” Allan Kardec (Revista Espírita / Junho de 1865)


* * *


Entretanto, se somos representantes do Espiritismo, não podemos esquecer de valorizarmos a pureza doutrinária, colocando-nos à disposição para estudarmos e irradiarmos as verdades codificadas por Allan Kardec.” (Do Livro: “Aconteceu na Casa Espírita” Cap. 9)


* * *


Espíritas! amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo.” (Espírito da Verdade - Paris, 1861 - Cap. VI de 'O Evangelho Segundo o Espiritismo')


* * *


Para saber mais sobre a prática espírita – CLIQUE AQUI.

Para saber mais sobre o trabalho em um centro espírita – CLIQUE AQUI.



Edição do blog Espírita na Net.

Este conteúdo pode ser copiado e divulgado sem solicitar autorização do blog Espírita na Net, pois sua finalidade é a divulgação do Espiritismo.